top of page
CDN (Content Delivery Networks)
 

Uma arquitetura também muito usada na transmissão de vídeo é a CDN. É constituída por um conjunto de servidores streaming, normalmente distribuídos por uma área geográfica alargada, que enviam o conteúdo por routers multicast, ou seja, um único servidor pode entregar o mesmo bit-stream a vários clientes simultaneamente. Quando o número de clientes aumenta, o impacto no emissor ao nível da capacidade do servidor e da rede não será muito grande. Esta arquitetura tem então mais potencial de escalabilidade do que a já abordada arquitetura P2P e otimiza a velocidade de acesso aos conteúdos.

Porém, uma desvantagem poderá ser o custo, uma vez que são necessários vários servidores.

Exemplifica-se em baixo, como a Netflix, que é dona de uma destas redes, transmite os seus conteúdos.

P2P (peer-to-peer)

 

O P2P funciona em unicast, em que os peers (utilizadores) se ligam uns aos outros através da Internet. Cada peer pode funcionar como cliente ou servidor, permitindo o envio e/ou receção de conteúdos sem a necessidade de servidores centrais. Cada utilizador contribui com recursos para aumentar a capacidade da rede, mais concretamente com largura de banda e capacidade de armazenamento e de processamento, aumentado a robustez da rede.

Esta arquitetura no entanto também apresenta alguns defeitos ao nível da largura de banda e da qualidade de transmissão devido à constante entrada e saída de utilizadores da rede.

Tecnologia

Após ser adquirido, o video, e por inerência o áudio também, são comprimidos e guardados num dispositivo de armazenamento, ou seja, num servidor. É neste servidor – streaming server – que está embebido o software que processa e entrega os dados de vídeo e áudio a um cliente (dispositivo) após serem codificados. Os bit-streams do vídeo e áudio codificados são, no módulo de controlo QoS, adaptados de acordo com o estado da ligação à rede (Internet) e com os requisitos de uma dada aplicação.

Estes bit-streams são depois divididos em pacotes e enviados para a Internet através de protocolos de transmissão. No lado do cliente, os vários bit-streams, que são recebidos na forma de pacotes, têm de ser descodificados e sincronizados.

 

As principais arquiteturas de redes para a transmissão de vídeo são o P2P (peer-to-peer, ou ponto-a-ponto em português) e a CDN (Content Delivery Networks).

Arquitetura

bottom of page