top of page

Qualidade de Serviço (QoS)

O controlo da qualidade de serviço involve o controlo de congestão e o controlo de erros, que têm como função prevenir e/ou gerir a perda de pacotes e o atraso associado à transmissão.

Os mecanismos de controlo de congestão podem ser classificados em dois: Rate Control e Rate Shaping.

  • No Rate Control, o servidor depende de feedback enviado pelo cliente de forma a adaptar o débito ao qual envia dados à largura de banda da rede. Outra vertente do Rate Control exige que o servidor transmita os dados em canais separados de diferentes qualidades, adaptando a qualidade do vídeo consoante a congestão na rede.

  • No Rate Shaping, a ideia é realizar transcodificação usando filtros para adaptar a taxa de transmissão entre ligações com diferentes requisitos de largura de banda.

Relativamente aos mecanismos de controlo de erros, são adicionadas informações redundantes ao bit-stream para facilitar a reconstrução de um ou mais frames em caso de perda de pacotes.

 A qualidade de serviço (QoS) está relacionada com a priorização e atribuição dos recursos da rede às diferentes aplicações e processos que decorrem. Essa atribuição normalmente não é uniformemente distribuída e depende muito das aplicações.

Tecnologia
bottom of page