top of page

Contexto Histórico

No final dos anos 80 e início dos anos 90 foram feitos avanços importantes nos computadores em geral, e dos computadores pessoais em particular, ao nível do hardware e do software.

Este período marca o início de uma que viria a mudar o mundo - a Era Digital.

Mas um vídeo são entre 24 e 30 imagens (frames) em cada segundo, o que, mesmo para um vídeo de curta duração e baixa resolução, representava uma capacidade de processamento e de memória que os computadores desta altura não tinham. O vídeo tinha então de ser comprimido para reduzir o impacto deste no disco e o CPU tinha de ser capaz de descomprimir o vídeo em tempo real e reproduzir as frames à frequência correta.

No início dos anos 90, as estrelas alinham-se: surgem os primeiro codecs (codificadores e descodificadores) de áudio e vídeo, e a tecnologia dos computadores tornou-se cada vez mais potente.

Começaram a aparecer os primeiros streaming video viewers: o primeiro foi o Real Player, em 1995; em 1996 apareceu o Macromedia Flash (ainda muito usado atualmente); e em 1999, a Microsoft lançou o Windows Media Player e a Apple lançou o QuickTime. A primeira transmissão pela Internet em direto acontece em 1997, com a transmissão de um jogo de futebol americano, nos Estados Unidos.

Mesmo assim, por esta altura, ver vídeos online era um pouco como conduzir no trânsito ‘pára-arranca’ com chuva forte. Os computadores e as ligações à Internet ainda eram lentas, logo o vídeo parava muitas vezes e a qualidade era fraca, com a imagem muitas vezes pixelizada. Só com o virar do milénio é que se começou a ter maior resolução e melhor qualidade de imagem.

bottom of page