top of page

Protocolos de Transmissão

O bit-stream gerado de um dado vídeo necessita de um conjunto de regras para ser encaminhado corretamente na Internet para o(s) cliente(s) que requisitou esse conteúdo. A esses conjuntos de regras dá-se o nome de protocolos, e são estes que governam o modo de como os dados são transmitidos entre dispositivos.

Um dos principais protocolos na Internet é o HTTP (Hypertext Transfer Protocol), que é o protocolo sob o qual assentam as páginas Web. Os protocolos de transporte utilizados são o TCP (Transmission Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol) e o protocolo da camada de rede é o IP (Internet Protocol), que é um protocolo que identifica o emissor e o recetor atribuindo-lhes endereços.

  • O TCP e o FTP (File Transfer Protocol) dividem os dados em pacotes. Estes protocolos podem reenviar pacotes perdidos ou danificados e permitem que os pacotes sejam enviados fora de ordem, uma vez que garantem entrega ordenada no destino. Obviamente que o preço a pagar é a existência de algum atraso, o que não é conveniente para live streaming, mas é utilizado para o denominado pseudo-streaming. Um bom exemplo é o Youtube, em que se vê um dado vídeo enquanto este é descarregado e guardado temporariamente, sendo o ficheiro apagado quando se muda de vídeo. Mesmo que a ligação à Internet seja fraca ou alguns pacotes sejam perdidos ou descartados, o ficheiro será descarregado.

  • para transmitir vídeo em direto (live streaming), usam-se protocolos que permitem a transmissão em tempo real. Estes protocolos são o RTP (Real-Time Transfer Protocol), o RTCP (Real-Time Control Protocol) e o RTSP (Real-time Streaming Protocol), que funcionam sobre UDP. O primeiro é apropriado para a transferência de dados de tempo real, tais como áudio e vídeo. O RTCP controla a entrega de dados em tempo real. O RTSP estabelece uma ou mais ligações sincronizadas de dados contínuos, permitindo a transmissão de vídeo e áudio em tempo real.

Tecnologia
bottom of page